domingo, 7 de dezembro de 2008

Escola do Futuro ou Futuro da Escola?


Depois de um bom tempo sem postar no blog, retorno com uma preocupação que nos aflige desde que soubemos da vinda de Cora. Em qual escola nossa pequena estudará? Particularmente sempre gostei de estudar, mas nunca gostei de escola e consequentemente nunca me dei bem com a mesma. Essa geração vem com um novo sistema operacional, outra agilidade e relação com o tempo e espaço. Se para nós o modelo atual de escola já é altamente ultrapassado imaginem o impacto que será para os novos. Onde encontrar a esperada solução? Existe a escola desejada? Podemos reformular ou construir outro sistema? Devemos nós (jovens pais) construir a nova escola?
Lendo um pouco sobre o assunto encontrei três exemplos interessantes realizados por grupos distintos que perpassam por estas questões .
O primeiro é de um estado vizinho, Pernambuco, que possui um dos melhores parques tecnológicos do país, onde está o
C.E.S.A.R. , e que através do edital Oi Futuro montou um programa em escolas públicas onde Games é matéria . Nessa disciplina a molecada aprende lógica, programação, design, animação e claro... joga muito para entender bem do assunto.
O segundo link é de uma iniciativa que acredita em uma postura mais radical sobre o modelo e é proposto pela
"Edutopia" da The George Lucas Educational Foundation.
O terceiro é o projeto lusitano 'Escola da Ponte', uma proposta pedagógica muito peculiar que "
surgiu do desejo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais e tratasse os alunos com amor", lá "os alunos formam grupos heterogêneos, não estando classificados por turmas nem por anos de escolaridade; não há lugares fixos nem salas de aula e a escola encontra-se numa área aberta. Não há um professor encarregado de um grupo. Em vez disso, todos os alunos trabalham com todos os professores." A experiência é tão bem-sucedida que inspira iniciativas similares ao redor do mundo.
A Imagem do texto é de Villemard (1910), parte de uma série de desenhos onde ele imagina o futuro, convergência já era a tônica. Confira mais aqui.

Nenhum comentário: