terça-feira, 9 de dezembro de 2008

The Breastfeeding Conspiracy

Serviço de utilidade pública ;)
Segue o link para um texto que propõe desmistificar um pouco todo o horror que se criou em torno das fórmulas de complemento alimentar e procura refletir sobre o mar de culpa em que as mães que não conseguem/desejam/podem amamentar exclusivamente se afogam quando optam por outras alternativas além do aleitamento materno.
Eu era adepta radical da amamentação exclusiva e tive que lidar com o grande desafio de ver minha filha emagrecendo muito mais do que o esperado porque o meu leite simplesmente não era suficiente para ela (sim, essa possibilidade existe, apesar de quase tudo nos dizer o contrário, e eu garanto que não faltou esforço e até sacrifício da nossa parte na busca pelo ideal).
No começo tive até vergonha de usar a mamadeira com o complemento de leite artificial, acho que a via como um símbolo de derrota pessoal, mas hoje olho para Cora e tenho a prova de que ela é saudável, espertíssima e nosso vínculo está muuuuito longe de ter sido prejudicado por esta experiência.
Amamentar é uma delícia, não sinto dor, ou incômodo, é um momento incrível de conexão com nossa cria, além da sensação incomparável de nos sentir nutrindo alguém que amamos com nosso próprio corpo, mas algumas vezes precisamos de ajuda e é bom saber que não somos menos mãe por isso ;)
Depois do testemunho-desabafo, o link:
The Breastfeeding Conspiracy

Um comentário:

Uli disse...

mayra!
fiquei arrepiada. fui pro computador pra espairecer um pouco pq minha cabeça está um tanto confusa, meu peito um tanto machucado e eu não aguento mais o fardo que a amamentação está se tornando para mim
muito difícil desde o começo.
e os olhares e opiniões alheias sobre as minhas soluções me entristecem tanto!
Chiquinho passou pela mesma mazela que sua Cora.
E agora mais uma vez estou tentando a amamentação exclusiva. acho q prá provar prás pessoas que eu não sou preguiçosa (como já sugeriram) e que fiz tudo que estava ao meu alcance. e o resultado disso até agora tem sido a perda de peso de chiquinho e uma bolha enorme no bico do meu peito direito.
o dia q decidi deixar chiquinho só no peito foi o dia que tive principio de mastite. que tb tento até agora.
hoje tenho marcada uma consulta no calma.
vamos ver no que dá.
estou exausta.
bom ler seu desabafo.
eu mesma tenho minhas opiniões a respeito dessa campanha feroz sobre amamentação materna. não me entendam mal. sou completamente a favor e um pouco ressentida pq não tive essa sorte, mas por outro lado
esse movimento pró-amamentação materna transformou o assunto em algo tão manequeísta!
enfim, ainda não sei fazer o tal ouvido de mercador. acho que preciso parar e resolver a questões na minha própria cabeça. solucionar isso tudo prá não transformar o ato de alimentar meu filho em algo tão sofrível.